segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Do Diário de An(n)a




Do diário de Anna de Bryke, Mestra de Sagas da Escola de Artes Mágicas

Talvez por ter estado muito envolvida com as apresentações no anfiteatro, só hoje me dei conta de que o Castelo vem se esvaziando desde o solstício. As aulas e outras atividades não foram suspensas, mas muitos aprendizes viajam para passar algum tempo com a família – é fácil, porque quase todos são das Terras Férteis , alguns de cidades bem próximas – e os empregados têm direito a uns dias de descanso, um grupo por vez, a fim de que sempre haja alguém para dar conta das tarefas indispensáveis.  Hoje, Lori se viu sozinha para cuidar do desjejum, porque Netta foi com Nils passar uns dias na casa do filho deles; o pão ficou um pouco mais torrado que de hábito e as frutas foram inteiras para a mesa, mas ninguém reclamou. Depois das festas e ritos de solstício, tudo e todos parecem adaptados a um ritmo mais lento.

Não posso dizer que isso me surpreende, pois é o mesmo que acontece na floresta: o inverno é um tempo de recolhimento, de estar dentro de casa com parentes e amigos, de refletir e fazer planos para quando a vida retornar à superfície. Talvez eu estivesse imaginando que seria diferente num lugar como este, sem neve e com pouco frio, apenas uma chuva quase incessante martelando telheiros e janelas. No entanto, aqui também as pessoas se movem mais devagar, procuram mais a companhia umas das outras, aquelas que viajaram certamente estão fazendo o mesmo junto a suas famílias. É o ritmo próprio da estação, um ritmo natural, no fim das contas: afeta a tudo e a todos, não importa se vivemos no Norte ou no Sul, se somos homens, elfos ou mestiços.

Então, em vez de insistir à toa em escrever minhas crônicas, acho que vou me adaptar aos tempos de inverno: comer bastante, visitar meus novos amigos, dormir até mais tarde bem enroscada nos lençóis. No Kieran também, se ele não inventar algum trabalho mágico. E, principalmente, sonhar muito, dormindo ou acordada, pois desses sonhos surgirão as histórias que iremos partilhar quando todos retornarem ao Castelo das Águias.

.......

Como vocês sabem, o Castelo das Águias segue o ritmo das estações do nosso Hemisfério Norte. Lá é inverno, aqui é verão. O ritmo, porém, também fica mais lento por aqui, devido ao calor. E é verdade que, como a Anna, aproveito o final do ano para estar com as pessoas que amo, para reflexão e para planejar o ano que vem.

Espero que você esteja entre os que retornarão, em 2014, para mais um ano no Castelo das Águias.

Até lá! Até breve!

Um comentário: