quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Tesouro dos Mares Gelados



O Tesouro dos Mares Gelados é uma história de aventura, mais ou menos no estilo de “A Ilha dos Ossos”, porém narrada em terceira pessoa. Seu protagonista é um dos personagens secundários mais queridos pelos leitores de “O Castelo das Águias”: o Conselheiro Thorold que Anna diz parecer “um bárbaro das Terras Geladas”.

De fato, a saga tem início nas Terras Geladas de Athelgard, uma daquelas regiões que não estão no mapa – elas se situam na porção noroeste da ilha, entre o Cabo Svaltarr e o Bosque dos Sons –, mas logo nas primeiras páginas vemos Thorold e seu irmão Karl embarcando numa jornada rumo à Ilha dos Ossos, onde talvez encontrem a cura para o mal que aflige seu tio, Sigurd Barbagris. Lá, Thorold irá se deparar com seres com os quais jamais teria sonhado, enfrentará piratas e tempestades, mas, sobretudo, passará pelo desafio de conhecer a si mesmo e fazer as escolhas certas.

A ambientação desta novela (ou conto longo, se preferirem) provavelmente irá remeter o leitor ao universo dos vikings, com seus Jarls, seus banquetes, os barcos longos tripulados por homens fortes e o espírito de conquista e aventura. E realmente o povo das Terras Geladas é inspirado nos vikings, embora eu não tenha pretendido retratá-los de forma fiel. Por sua vez, Thorold é descendente dessa raça, mas cresceu em outro lugar, pensa de outra forma – e um dos pontos de tensão nesta história é justamente o conflito entre suas ações e a maneira como seus companheiros encaram questões como a honra, a fidelidade e até o direito à vida.

Para atravessar estas águas turbulentas, nosso herói não está sozinho. Além de Karl, seu irmão mais velho (e mais teimoso), ele conta com sua tripulação – o ruivo Magni, Bjarni Bico de Corvo, Bolli o Jovem, entre outros -, e com amigos feitos de forma inesperada: o caçador Joot Pele de Foca, uma jovem fugitiva dos piratas e a xamã de uma tribo élfica. Por fim, nesta aventura os leitores de “O Castelo das Águias” irão reencontrar outra personagem muito querida, Freydis, aprendiz na Escola de Artes Mágicas .

Thorold, Freydis, Tatyana, Joot e Karl foram retratados na ilustração exclusiva de Angela Takagui para o blog do Castelo das Águias. Todos eles estão à sua espera no e-book O Tesouro dos Mares Gelados.

Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Joot me lembrou muito um inuit (esquimó)!

    ResponderExcluir
  2. É o mesmo Joot que posteriormente aparecem em "A Ilha dos Ossos"/ Um ano e Um Dia, no barco que levou Kieran no início da jornada?

    ResponderExcluir
  3. Ele mesmo! E na nova versão do livro ele até acrescenta que é chamado de Pele de Foca!

    ResponderExcluir
  4. Que barato! Sempre gostei da forma como você faz tudo se encaixar.

    ResponderExcluir